RSS

Primeiros colocados patinaram na rodada e 'pelotão' encostou

terça-feira, 17 de julho de 2007

Líder Botafogo perdeu, mas Goiás e São Paulo não aproveitaram oportunidade para se aproximar. Santos e Internacional-RS subiram na tabela.

Do Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou sem nenhum time invicto no certame. O Botafogo, até então "sobrevivente", perdeu na Vila Belmiro para o Santos, por 3 a 0. Apesar da derrota, a equipe carioca permaneceu na liderança da competição, com 24 pontos, e viu a distância para o segundo colocado se manter em cinco pontos. Com a vitória, o time santista deixou a zona de rebaixamento e pulou para o décimo-primeiro lugar, com 14.

Os resultados da jornada, iniciada na última quinta-feira e encerrada no sábado, mantiveram certo equilíbrio no meio da tabela - a diferença entre o vice-líder Goiás e o Paraná, no nono lugar, é de três pontos somente - e pioraram a situação dos três últimos colocados na classificação - são igualmente três os pontos que separam o Flamengo, na 18ª posição, do Juventude, na 17ª, e "melhor " time da região de descenso.

No confronto de encerramento da rodada, Corinthians e São Paulo empataram por 1 a 1 e não mudaram muito sua situação no certame. O time tricolor perdeu a chance de assumir o segundo posto, aproximando-se do Botafogo, e permaneceu em terceiro, com 19 pontos. Ao Corinthians, há cinco jogos sem vencer (três empates e duas derrotas), foi a 14, ficando na 14ª posição.

Outra equipe que desperdiçou a chance de encostar no primeiro colocado foi o Goiás, derrotado pelo Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 1. O clube alviverde tem 19 pontos, vice-líder por ter uma vitória a mais que o São Paulo. Já o time cruzeirense voltou a vencer após duas derrotas e mantém sua campanha irregular no campeonato. Passou à oitava posição, com 16. Curiosamente, os mineiros são o melhor ataque da competição (ao lado do Botafogo), com 23 gols, e a pior defesa, tendo sido vazada as mesmas 23 vezes.

O Palmeiras confirmou a boa fase e arrancou um empate diante do Grêmio em Porto Alegre. Com este placar, continuou nas primeiras colocações, em quarto lugar, com 18 pontos, e com três vitórias nos últimos quatro confrontos. O oponente se manteve na parte de cima da tabela - com 17 pontos, a equipe fica no sétimo lugar e não perde há cinco partidas.

Ao derrotar o Atlético-PR por 1 a 0, o Vasco confirmou os 100% de aproveitamento jogando em seu estádio, São Januário, e chegou ao quinto lugar na classificação, com 17 pontos, a um do G-4, grupo dos quatro primeiros colocados, que conquistam uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. Derrotado, o Atlético-PR, há quatro partidas sem vitórias, caiu para a 15ª posição, com 13 pontos.

O outro Atlético, o mineiro, também está em situação desconfortável. A equipe foi derrotada por 2 a 0 pelo Sport-PE, em Recife, e desceu para o 16º lugar, tornando-se a primeira equipe acima da área de descenso. Enquanto isso, o clube rubro-negro de Pernambuco acumula três vitórias nas últimas quatro partidas e ocupa o décimo lugar, com 14 pontos.

Já o Paraná continuou em queda na tabela, com a segunda derrota consecutiva em casa e o quarto jogo sem vitória. O revés por 2 a 1 para o Figueirense colocou a equipe na nona colocação, com 16 pontos. O adversário chegou à sexta posição, com 17 pontos, tendo conquistado sua segunda vitória como visitante, após seis partidas disputadas sob esta condição.

Juventude e Náutico-PE empataram por 1 a 1, em Caxias do Sul, e o placar foi péssimo para ambos. O time gaúcho fica na zona de rebaixamento da competição - no 17º lugar, o clube tem 11 pontos. Já os pernambucanos são os últimos colocados da tabela. Com os mesmos sete pontos do América-RN, leva desvantagem no primeiro critério de desempates, o número de vitórias: o Náutico-PE (ao lado do Flamengo), foi o time que menos venceu no certame, apenas uma vez.

O América-RN, que buscava sua primeira vitória atuando em casa neste Brasileiro foi derrotado pelo Internacional-RS por 2 a 1. O resultado implicou na oitava derrota do time na competição, a sexta em Natal (onde disputou justamente seis confrontos). Por sua vez, o clube gaúcho se afastou da zona de rebaixamento. A equipe chegou a 14 pontos, passando à 14ª posição.

Ausentes da rodada, Fluminense e Flamengo não foram beneficiados pelos resultados. Os clubes não entraram em campo devido ao adiamento do clássico para o dia 16 de agosto. O motivo da mudança é a realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, durante o mês de julho - um dos equipamentos utilizados no evento é o estádio do Maracanã. A equipe tricolor, com seus 14 pontos, caiu para o 13º lugar; o rubro-negro tem oito pontos e não mudou de colocação. O time tem só oito jogos no Brasileiro, justamente por causa do remanejamento de algumas de suas partidas.

Nos nove confrontos disputados na jornada, aconteceram três empates - todos por 1 a 1 - e dois visitantes saíram vitoriosos (Figueirense e Internacional-RS). As redes foram balançadas 21 vezes, com média de 2,33 gols por jogo. O artilheiro do Brasileiro, Josiel, marcou mais uma vez, e chegou a 10, ampliando sua vantagem para o segundo colocado da lista, Dodô, com sete, mas que está suspenso preventivamente por ter sido flagrado em exame antidoping.

Nenhum comentário: