RSS

Quatro 'times brasileiros' abrem mata-mata da Liga dos Campeões

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Alexandre Sinato
(Em São Paulo)

O Brasil fracassou na última Copa do Mundo, perdeu a liderança no ranking da Fifa, mas segue ocupando papel de protagonista no futebol mundial. Prova disso é a participação em massa do país na Liga dos Campeões da Europa, principal torneio de clubes do Velho Continente e que recomeça nesta terça-feira, com o início das oitavas-de-final.

NOVA FASE
Divulgação
Helton, do Porto, almeja título europeu e sonha disputar a próxima Copa do Mundo
LEIA MAIS
Com os elencos das 16 equipes presentes na fase final seria possível escalar mais de quatro times formados apenas por brasileiros. No total, são 50 jogadores representando o futebol pentacampeão. Destes, alguns atuaram nos seis duelos anteriores e se destacam na competição, enquanto outros sequer entraram em campo. Mas todos estão inscritos.

Adversário do poderoso Chelsea, o Porto é o principal "berço" de atletas tupiniquins. Nove jogadores defendem a equipe. Entre eles, o goleiro Helton, da seleção brasileira. O ex-camisa 1 do Vasco participou das seis partidas na fase anterior, assim como o zagueiro Pepe. Bruno Moraes atuou em quatro jogos, mas já marcou um gol.

No entanto, o confronto que terá mais brasileiros não envolve o Porto. Roma e Lyon, que se encaram na quarta-feira pela rodada de ida, somam dez pentacampeões. Neste duelo, Juninho Pernambucano, Fred, Cris, Cláudio Caçapa e Fábio Santos representarão a equipe francesa diante dos "romanos" Julio Sérgio, Doni, Mancini, Taddei e Rodrigo Defendi.

O futebol britânico, representado por cinco clubes nas oitavas-de-final, é o menos receptivo a brasileiros. Pelo menos na atual fase da Liga dos Campeões. Dos ingleses, o Arsenal conta com três atletas tupiniquins (Gilberto Silva, Julio Baptista e Denílson) e o Liverpool com um (Fábio Aurélio). Manchester United e Chelsea, também da Inglaterra, e Celtic, da Escócia, não possuem nenhum.

OITAVAS-DE- FINAL - IDA
20/02Celtic x MilanGlasgow
20/02PSV x ArsenalEindhoven
20/02Lille x Manchester U.Lens
20/02Real Madrid x BayernMadri
21/02Roma x LyonRoma
21/02Barcelona x LiverpoolBarcelona
21/02Porto x ChelseaPorto
21/02Inter x ValenciaMilão
DataConfrontoLocal
Panorama bem distinto se comparado a Milan e Barcelona. O clube italiano tem cinco brasileiros à disposição para a Liga dos Campeões, pois Ronaldo já defendeu o Real Madrid na atual edição (fez dois gols) e por isso não poderá se juntar a Dida, Cafu, Serginho, Ricardo Oliveira e Kaká nas relações do técnico Carlo Ancelotti.

Kaká, inclusive, é uma das principais apostas no confronto com o Celtic. Afinal, o meio-campista é o artilheiro da Liga dos Campeões com cinco gols marcados, dividindo o topo da lista com o marfinense Didier Drogba, do Chelsea, e o espanhol Fernando Morientes, do Valencia. O camisa 22 do Milan também se destaca nas finalizações: é quem mais arrematou na competição, com 12 tentativas.

Ronaldinho, pelo Barcelona, não lidera a artilharia, não lidera nas finalizações, mas segue como grande esperança dos catalães contra o Liverpool. Autor de dois gols na fase anterior, é do camisa 10 grande parte da responsabilidade no comando ofensivo da equipe grená. Os compatriotas Belletti, Edmílson, Sylvinho e Thiago Motta reforçam o sotaque português no Camp Nou.

DEZ JÁ MARCARAM GOLS
KakáMilan5
RonaldinhoBarcelona2
FredLyon2
JuninhoLyon1
RobinhoReal Madrid1
AlexPSV1
Julio BaptistaArsenal1
Gilberto SilvaArsenal1
TaddeiRoma1
Bruno MoraesPorto1
JogadorClubeGols
O também espanhol Real Madrid poderia contar com seis brasileiros nos confrontos diante do Bayern de Munique, do pentacampeão mundial Lúcio. A venda de Ronaldo para o Milan, contudo, diminuiu a presença de brasileiros para cinco: Roberto Carlos, Robinho, Emerson, Cicinho e Marcelo.

Encerrando a trinca espanhola aparece o Valencia, do solitário Edu. O meia, inclusive, está lesionado e não poderá enfrentar a Internazionale e encontrar seus compatriotas Adriano, Júlio César, Maicon e Maxwell.

Com três brasileiros cada, Arsenal e PSV fazem duelo "recheado" também. No time da Holanda, estão apenas representantes da nova geração: o goleiro Gomes, o zagueiro Alex e o atacante Diego Tardelli. No confronto entre Lille e Manchester, apenas a equipe francesa poderá "representar" o Brasil. Os também jovens Michel Bastos e Emerson da Conceição, e o mais experiente Rafael Schmitz, de 26 anos, completam a "invasão" tupiniquim no Velho Continente.

Nenhum comentário: