RSS

PSP - Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

A espera finalmente acabou! Confira todos os detalhes da mais nova versão do melhor game de futebol do mundo!

Não faz muito tempo, mas a notícia que uma nova versão de Winning Eleven estava para sair ainda no início do ano, deixou muitas pessoas curiosas ao redor do mundo inteiro. Afinal, a série é um sucesso que tem repercutido em todos os lugares. E não deu outra, Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007 chegou! Ao mencionar o nome Pro Evolution (como a franquia é chamada na Europa), muitos europeus param o que estão fazendo para discutir o jogo, e chegou a hora de nós também nos acostumarmos a esse nome (se é que isso já não acontece).

Todos já sabemos como a jogabilidade de Winning Eleven é incrível. E quando você marca um gol, não há como não vibrar, mesmo quando jogando sozinho, sem falar que às vezes até guardamos o replay daquele golaço, para mostramos para os amigos e compararmos com os que eles já fizeram. Tente lembrar o que você sente quando está cara a cara com o goleiro, sendo que você está controlando Ronaldinho Gaúcho, pobre goleiro! Para os fãs do futebol, não há outro momento semelhante em nenhum outro esporte.

Mesmo sabendo que a franquia da EA, FIFA (e UEFA Champions League que está chegando), tem superado Winning Eleven com melhores gráficos, mais times e estádios licenciados, Winning Eleven ainda é o melhor jogo de futebol do planeta! Os controles são perfeitos, os jogadores brilham em suas jogadas e a Inteligência Artificial continua a desafiar a todo o momento.

Mas se você já joga Winning Eleven há algum tempo, até agora eu não lhe disse novidade alguma certo? Bem, a jogabilidade tem sido praticamente intocada há anos e não há nenhuma novidade bombástica na jogabilidade, dribles ou chutes. É só o velho e bom futebol de sempre. No PSP, o jogo melhorou bastante graças à inclusão da Master League e algumas mexidinhas nos controles.

Quando você ligar o jogo pela primeira vez, os gráficos vão parecer meio pobres. Isso por causa da pouca cor e textura utilizadas e não é muito difícil mostrar um gramado em um jogo, mas é nessa parte que a Konami capricha! Quando no gramado, os rostos dos jogadores (principalmente nos momentos entre jogadas onde a câmera dá um zoom no jogador) são realmente parecidos com suas contrapartes no mundo real. E quando em ação, o jogo triunfa! As animações são incríveis, especialmente no momento em que os jogadores se empurram ou interagem com os demais. Sem falar que a versão para o PSP é basicamente uma versão em menor escala da versão para PS2.

Os efeitos de áudio não trazem muitas novidades. Peter Brackley irá gritar nos momentos de gol, mas ele não é nenhum Galvão, Silvo Luis, Cleber Machado ou Luciano do Valle. O mesmo vale para a torcida, que é divertida e empolgada, mas nada comparado a Gaviões ou a Raça Rubro-Negra. E o restante dos efeitos de som também fica nessa escala: São bons, mas teriam ficado melhores se um brasileiro tivesse sido responsável.

A licença, como citamos acima, é um ponto forte para FIFA e continua sendo assim, infelizmente. O número de times e ligas licenciados é tanto quanto os de não licenciados e jogadores imaginários. Além de pequenos detalhes de atualização, como Vincenzo Montella, por exemplo, que na vida real está no seu sexto mês no Fullham, enquanto no jogo ele ainda está no Roma. Ainda bem que podemos contar com uma nova opção para editar as transferências entre o PS2 e o PSP (mas não para a Master League).

A Bundesliga agora faz parte do time, porém o Bayern de Munique ainda está em outra liga no jogo. Tais detalhes são chatos e esperamos que a Konami consiga esses direitos um dia (o mais cedo possível), mas ainda bem que novamente podemos contar com os poderosos ‘edit’, para mudar os jogadores, kits e até suas chuteiras. Você também poderá mudar o nome do Merseyside Red para Liverpool e dos demais times não licenciados, para dar um ar de autenticidade. Quantos de nós, jogadores de Winning Eleven, não já gastamos boas horas resolvendo esses pequenos problemas, antes de realmente iniciarmos nossas ligas para deixar tudo mais real, não é mesmo?

A Master League finalmente chega, deixando a versão do PSP completa! Você poderá iniciar com um time do jogo, como o Manchester United (um dos times que foram licenciados da Premier League), ou você poderá começar com seu próprio time, que como sempre começa com um elenco de pernas-de-pau. O apelo da Master League é o velho e bom sobe e desce das divisões e as transferências entre jogadores. É realmente interessante ver como os times podem evoluir, mesmo que sem um elenco de estrelas no começo. Sem mencionar as rodas de amigos que vão discutir quem é melhor para entrar no seu time ou as ligas formadas entre você e seus amigos, depois de terminar o seu time, que vão dar o que falar! Pena que nenhuma outra adição fora feita na Master League, só de sempre.

Mas, mesmo assim, com todos esses deslizes, ainda não tem um jogo de futebol como Winning Eleven, que é campeão na categoria mais importante de todas: jogabilidade! Nessa versão, simplesmente preste atenção na interação entre os jogadores. Os zagueiros trabalham unidos, como verdadeiras muralhas, os atacantes criam jogadas fantásticas, tentando quebrar essa barreira e as faltas têm uma precisão para Beckham nenhum colocar defeito, não esquecendo que todos estarão bem posicionados, seja no ataque ou a defesa, na barreira ou na marcação. Quando você tiver espaço, poderá driblar os adversários, só não espere ter muito espaço, principalmente dos melhores times, que têm marcação cerrada! A maioria dos gols saem de passes precisos ou com bons chutes. A física da bola está presente e é bem realística. Há pequenos detalhes que podem chatear alguns jogadores, como o ‘campo invisível’ que impede os jogadores defensores de se aproximar dos seus adversários nas cobranças de lateral e o os chutes que às vezes são complicados de se acertar, mesmo quando na pequena área e você estando com um dos melhores do mundo. Mesmo assim, preferimos ver muitos gols perdidos que gols demais para a realidade. O analógico do PSP não é tão preciso quanto o de PS2 e ainda sim dá conta do recado. Entretanto, uma vez que você nem sempre terá como fazer tantos dribles, fica mais evidente que a versão para PSP tem foco nos passes. Porem tenha certeza que no final das contas, é um incrível jogo de futebol, especialmente para um sistema portátil.

A Konami acertou com o PSP esse ano e PES: Winning Eleven 2007 é ainda melhor que os títulos do ano passado em todos os aspectos, por mais que essas melhorias não sejam tantas. E mesmo que o jogo não ofereça tantas opções de controle como nos demais consoles, essa versão é um dos melhores games de esporte (para não dizer o melhor) já lançado para o PSP. E depois de certo treino, você terá como fazer gols de tirar o fôlego. A inclusão da Master League era uma necessidade óbvia. Visualmente, WE pode não agradar tanto como outros games, mas é tão bom quando a versão para PS2. Esperamos que a próxima versão venha com modo on-line e conectividade para a Master League. Winning Eleven ainda é campeão mundial quando o assunto é futebol, seja lá qual a plataforma, então não perca tempo e coloque seu time rumo à vitória!

Plataforma: PSP e Playstation 2
Lançamento: 06/02/2007
Produtora: Konami
Distribuidora: Konami
Gênero: Esporte
Expectativa: 9,0 / 10,0

Redator: Jeancarlos “Omega_Sephiroth” Mota

Nenhum comentário: