RSS

Liga dos Campeões opõe badalados clubes em fases distintas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Rodrigo Bueno
Da Folhapress
Em São Paulo

Se futebol é mesmo momento, como manda o chavão, as oitavas-de-final da Copa dos Campeões devem apresentar várias surpresas. O mata-mata do mais badalado interclubes do mundo começa nesta quarta-feira com alguns de seus favoritos em crise e com equipes que não estavam tão bem em 2006 em boa fase. A rodada está marcada para as 17h45 (horário de Brasília) com acompanhamento em tempo real do Placar UOL Esporte.

SOBE E DESCE
Reuters
Barcelona de Rijkaard encara momento
de turbulência após tropeços na Espanha
Reuters
Andriy Shevchenko ainda não emplacou no Chelsea, que pega Porto, líder em Portugal
Reuters
Já Adriano recuperou o faro de gol e a Inter já tem a maior série de triunfos da Europa
O Barcelona, atual campeão, por exemplo, enfrenta diversos problemas desde o término da fase de grupos da nobre competição, no início de dezembro.

O time catalão perdeu o Mundial de Clubes, colecionou alguns tropeços significativos na Espanha, como o 0 a 1 em casa diante do Zaragoza pela Copa do Rei e o 1 a 2 diante do Valencia no fim de semana, e ainda viu crise se instalar no elenco depois que Eto'o criticou o técnico Frank Rijkaard e até o companheiro Ronaldinho.

O Liverpool, adversário do Barcelona, voltou a contar com poderosa defesa, setor que o ajudou a conquistar a Copa dos Campeões retrasada. Nos últimos 15 jogos do Inglês, o Liverpool não foi vazado em 12.

Os líderes dos Campeonatos Italiano e Francês são bons exemplos de como muita coisa mudou entre a fase de grupos e o mata-mata. A Inter de Milão completou no fim de semana 16 vitórias seguidas na Série A do calcio, um recorde em ligas nacionais na Europa. Nove desses triunfos foram depois da fase de grupos, quando até Adriano voltou a fazer gols pelo time.

Já o Lyon, neste ano, perdeu metade dos jogos que fez pelo Francês, que ainda lidera com folga, mas sem o mesmo brilho de 2006. O time sofreu sete gols nos seis jogos que fez em 2007.

O rival do Lyon na Copa dos Campeões será a Roma, que está na final da Copa da Itália e já é virtualmente vice-campeã na Série A do calcio. O time de Totti está invicto há oito jogos em disputas européias em casa.

Já a Inter terá pela frente um revigorado Valencia, que conseguiu alcançar a zona de classificação para a própria Copa dos Campeões na Espanha ao dobrar o Barcelona ontem.

O Real Madrid talvez tenha a crise mais famosa dentre todos os clubes. Ronaldo se mandou para o Milan, Beckham acertou com o LA Galaxy, embora siga no clube, e o técnico Fabio Capello está contra a parede. Apesar de tudo isso, quem trocou de treinador nas últimas semanas foi o Bayern, rival do Real Ottmar Hitzfeld assumiu a vaga que era de Felix Magath.

O Milan não poderá contar com Ronaldo no torneio europeu já jogou pelo Real, mas a chegada do brasileiro parece ter dado ânimo novo para o rubro-negro de Milão, que já está a dois pontos da zona de classificação para a Copa dos Campeões no Italiano iniciou a liga com oito pontos negativos.

O Celtic, adversário do Milan, também melhorou tem 100% de aproveitamento no ano e já festeja o título escocês.

Quem não vai muito bem das pernas é Shevchenko, ex-Milan. Ele é um dos pivôs da crise do Chelsea, que sofre para perseguir o Manchester United, melhor time da Inglaterra na atualidade. O técnico José Mourinho acena com sua saída do time de Roman Abramovich, que vai encarar o agora líder do Português, o Porto.

Nenhum comentário: